Powered By Blogger

sábado, 21 de maio de 2011

Sustentabilidade e os nove princípios

 Entende-se por sustentabilidade o desenvolvimento humano, usufruindo-se dos bens naturais, mas de forma que esses não se  esgotem, e que a atividade neles baseada possa prolongar-se  indefinidamente.
             O conceito de sustentabilidade foi definido em 1991, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), juntamente com a ONU e diversas Organizações não Governamentais, elaborou os conceitos, princípios e metas de sustentabilidade.
  Para uma sociedade ser sustentável, o programa estabeleceu que ela deve seguir nove princípios fundamentais. São eles:
           
Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos (princípio básico): é óbvio que para atingir um ponto tal de organização, é preciso que  haja o respeito dos seres  humanos hoje, com seres vivos de outros ecossistemas, no presente e no futuro.

  Melhorar a qualidade da vida humana (critério de sustentabilidade): esse deve ser o verdadeiro objetivo do crescimento, ao qual esse deve estar sujeito: permitir ao ser humano perceber seu potencial e gozar de uma vida plena de dignidade e satisfação.

            Conservar a diversidade e vitalidade do planeta Terra (critério de sustentabilidade): deve-se garantir a manutenção da diversidade e a durabilidade indefinida dos meios e sistemas naturais de vida no planeta.

            Minimizar o esgotamento de recursos não renováveis (critério de  sustentabilidade):  deve-se evitar o uso indiscriminado de tais recursos, que não podem ser  renovados na escala de tempo humana, substituindo-os (quando possível) por recursos renováveis,  utilizando-se de menor quantidade desses para a fabricação de produtos  ou os reciclando.

  Permanecer nos limites de capacidade de suporte do planeta Terra (critério de sustentabilidade): ainda não se pode definir com certeza quais os limites de impacto e  uso dos recursos naturais, de modo a não causar destruição que pudesse atingir o ser humano. Mas é fato que tal limite existe, e varia de local  para local, de ecossistema para ecossistema.    Devem-se, portanto, desenvolver-se políticas que visem ao equilíbrio do  bem estar humano com a manutenção do ecossistema natural.

             Modificar atitudes e práticas pessoais (meio para se chegar a sustentabilidade): é óbvio que para se atingir o ponto esperado, é preciso que parta de  cada indivíduo a revisão de conceitos e a modificação de atitudes.    Cabe a sociedade incentivar tais atitudes e desfavorecer (punir)  aqueles que não se enquadrem as novas maneiras de agir.

             Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente (meio para  se chegar a sustentabilidade): é na comunidade que se concentram as atividades de desenvolvimento em  geral, bem como a maior massa de pessoas. É, portanto, o meio mais  acessível de criar discussões e tomar decisões para a sustentabilidade.

             Gerar uma estrutura nacional para integração de desenvolvimento e  conservação (meio para se chegar a sustentabilidade):  é preciso elaborar uma base sólida de leis,, conhecimento, princípios  e instituições, que visem o pleno desenvolvimento da sociedade e da economia sobre esses. Essa base deve ser flexível e regionalizada, para melhor atender as diferenças sociais, políticas, históricas, naturais de  cada região.

            Construir uma aliança global (meio para se chegar a sustentabilidade):  como todas as nações são influenciadas pelo equilíbrio ou não do  desenvolvimento com a capacidade do planeta, deve-se, portanto, construir uma aliança que integre desde pessoas a nações, para que o  desenvolvimento de políticas sustentáveis seja uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário