Powered By Blogger

sábado, 21 de maio de 2011

O Projeto: “ Colégio Raymundo Carvalho 25 anos: educação,cidadania, diversidade e sustentabilidade”

A cultura brasileira é formada por vários elementos contidos em uma população numerosa e miscigenada.              Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de respeito às diferentes culturas e a valorização da cultura nacional.
 Dentre os principais desafios da humanidade nos dias atuais, está o desenvolvimento sustentável que tem como diretrizes principais o atendimento das necessidades presentes e futuras da sociedade, conservando ao mesmo tempo os recursos naturais e mantendo os processos ecológicos que sustentam a vida na Terra.
O conceito de sustentabilidade implica mudanças nas relações internacionais: maior cooperação entre as nações para a geração de tecnologias limpas e não-poluentes, e acordos internacionais sobre o uso dos recursos naturais, que estabeleçam limitações à produção de substâncias tóxicas e emissões de poluentes no ambiente.   
 Acredita-se que a Educação Ambiental (EA) praticada nas escolas possa contribuir para formar um cidadão empenhado na defesa da vida e do meio ambiente. Neste contexto, se faz imprescindível a atuação de professores capacitados para trabalhar, além dos conceitos científicos, temas diretamente relacionados com o social, o ambiental e o cultural das comunidades envolvidas.
O trabalho proposto pelo Colégio Raymundo Carvalho pretende enfatizar a importância da Educação Ambiental no cotidiano escolar. O tema focalizado vem atender às necessidades dos alunos e da sociedade local, tendo comprometimento com a mudança da realidade do nosso município por meio da reflexão e ações conjuntas provenientes do trabalho proposto. Espera-se como resultado promover a reflexão na busca de soluções sustentáveis para os principais desafios do meio ambiente escolar e de seu entorno, por meio da pesquisa e desenvolvimento de projetos.
   Este projeto tem como objetivo geral promover a reflexão sobre o desejo de transformar a realidade, proporcionando a construção de saberes e o desenvolvimento do ser humano num contexto ambiental, sociocultural, histórico, econômico e político, bem como estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo.
O Colégio propõe uma metodologia com a participação de todos no processo ensino-aprendizagem que possibilite o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser e conviver para a apropriação e socialização do conhecimento, buscando a sustentação em teorias de aprendizagem que se aproximam das exigências da missão do Colégio e do mundo atual.







Nenhum comentário:

Postar um comentário