Powered By Blogger

sábado, 21 de maio de 2011

Dicas de filmes que abordam questões ambienais

-Terremoto (Earthquake, 1974)
Violento terremoto atinge Los Angeles, destruindo parte da cidade e mudando a vida de vários personagens.

-Twister (Twister, 1996)
Uma tempestade está em formação, e dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando sensores no tornado.
Mas para coloca-los  é necessário ficar o mais próximo possível do tornado. Numa das equipes está uma jovem obcecada por tal ideia, pois em 1969 ela viu o pai ser sugado por uma tempestade e atualmente ela planeja concretizar o seu sonho ou morrer a tentar.

-O Inferno de Dante (Dante's Peak, 1996)
Um geólogo tenta alertar a população da cidade de Dante's Peak que o vulcão inativo está prestes a entrar em erupção.  Ninguém acredita nele, exceto a prefeita da cidade.
Juntos, eles tentam fugir da cidade e da onda de destruição provocada pelo vulcão.

-Volcano - A Fúria (Volcano, 1999)
Retrata os efeitos catastróficos do aquecimento global e do esfriamento global.

-O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (The Core, 2003)
O geofísico Dr. Josh Keyes descobre que um experimento fracassado fez com que o movimento de rotação do núcleo da Terra cessasse. Com a rápida deterioração do magnetismo na Terra, a atmosfera começa a se deteriorar. Para tentar resolver a crise, Keyes reúne  os melhores cientistas do mundo para entrarem  no centro da Terra a fim de reativar a rotação.

-O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, 2004)
Uma interrupção climatológica de proporções inconcebíveis destrói o mundo, enviando milhões de sobreviventes apavorados para o sul.  Indo na outra direção, contudo, está o professor Adrian Hall, um brilhante paleoclimatologista, cujo filho Sam ainda pode estar vivo em Nova York, agora uma cidade devastada e congelada.

-Alerta solar (Sunshine, 2007)
Em 2057, o Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é uma nave espacial tripulada, que leva uma bomba atômica pra revitalizar o Sol. Durante a viagem, recebem um S.O.S de outra nave enviada anos antes com o mesmo objetivo, então surge a dúvida, manter curso ou responder ao chamado de ajuda.


AVATAR
Este é  o filme de 500 milhões de dólares, que concorreu ao Oscar e conquistou o mundo todo. James Cameron passou dez anos desenvolvendo uma tecnologia para apresentar sua mensagem eco-consciente. Avatar conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval e tetraplégico que é contratado pela RDA para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Lá vive uma espécie chamada Na’vi, humanóides azulados e com três metros de altura, que vivem em harmonia com a natureza, como eram os índios há muito anos. À medida que ele se infiltra no cotidiano, costumes e crenças do povoado, sua consciência vai mudando. 

UMA VERDADE INCONVENIENTE
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, derrotado por Bush nas eleições presidenciais dos EUA em 2000, apresenta uma análise da questão do aquecimento global desde a década de 70, os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O filme é tão assustador quanto urgente, não à toa levou o Oscar de Melhor Documentário em 2007. Ainda não viu? Corre pra ver!

WALL-E
Uma das mais belas animações já feitas e um dos melhores filmes que abordam as questões críticas do mundo - tudo com muita poesia. Wall-E, o robozinho em questão, é programado para limpar o Planeta, um cubo de lixo de cada vez, e coleciona objetos que encontra durante o seu "serviço". Já meio triste com o cotidiano, encontra uma nova razão para viver quando conhece uma robô de busca de alto design chamada Eva. Durante essa jornada ao encontro dele, Wall-E passa por inúmeras situações que mostram o porquê de o mundo ter se perdido em lixos e catástrofes. O filme levou o Oscar de Melhor Animação, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original ("Down to Earth") e Melhor Trilha Sonora.

MEAT THE TRUTH - UMA VERDADE MAIS QUE INCONVENIENTE
O documentário, feito pelo Partido dos Animais da Holanda, é uma resposta ao filme de Al Gore, citado acima, que mostra as causas do aquecimento global e poluição, mas deixa a questão da pecuária de lado (por motivos políticos). "Juntos devemos identificar os maiores emissores de gases do efeito estufa. O que vocês acham? Quais são as fontes de emissões dos gases do efeito estufa. Carros... Ônibus... Todos disseram a mesma coisa, mas ninguém ganhou um prêmio (Nobel). Porque esquecemos um fator muito importante: 18% das emissões de gases no mundo são causadas pela pecuária. Isso pode surpreender vocês. Animais de fazenda, 18%! E adivinhem qual o percentual das emissões causadas pelos transporte? 13%". Surpreendente, não? Ficou curioso?

O PLANETA
No maior projeto de documentário já realizado na Escandinávia, as equipes de filmagem viajaram durante dois anos por vinte e cinco países e entrevistaram um grande número de cientistas, a fim de investigar as verdades e mentiras sobre as alarmantes mudanças climáticas, que muitos afirmam já estar ocorrendo no mundo. Para além dessas mudanças, o filme trata da Terra e as modificações globais que o planeta está experimentando atualmente. É dirigido por Michael Stenberg, Linus Torrel, Johan Söderberg.

TERRA
O filme ecológico e ambiental da Disney - que teve 5 anos de produção, 200 locações em 26 países, mil horas de filmagens e 250 dias de fotografia aérea - conta a história de três famílias em uma viagem pela Terra para dar uma aula sobre os seres vivos e a natureza.

SYRIANA - A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
O filme de Stephen Gaghan, que rendeu a George Clooney o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, foi o primeiro a ter suas emissões de carbono totalmente neutralizadas. O filme conta histórias entrelaçadas que revelam as conseqüências de uma rede de conspiração e corrupção na indústria internacional de petróleo. Um funcionário devotado descobre a verdade sobre o trabalho que vem desenvolvendo durante toda a sua vida na CIA. Um negociante de petróleo passa por uma tragédia familiar e encontra redenção numa parceria com um príncipe idealista do Golfo. Um advogado corporativo enfrenta um dilema moral durante a fusão de duas empresas petroleiras nos EUA. Todos esses personagens envolvidos nesse complexo sistema não têm consciência do impacto de suas decisões sobre o mundo.

A ÚLTIMA HORA
O ex-primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o ex-chefe da CIA R. James Woolsey e autoridades em sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau são alguns dos nomes entrevistados no documentário sobre ecologia e vida no planeta. São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro. A narração é de Leonardo DiCaprio, também produtor e roteirista do filme.

QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO?
Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava a eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente ficou realmente incomodada, e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.

TAINÁ - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA
O filme conta as incríveis e emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catu, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.


 RIO 3D 
O filme RIO 3D conta a história de Blu, uma arara azul rara que pensa que é a última de sua espécie. Quando Blu descobre que há uma ‘outra’, ela deixa o conforto de sua gaiola em uma pequena cidade de Minnesota e vai para o Rio de Janeiro. Mas longe de ser amor à primeira vista entre o domesticado e incapacitado de voar e a feminista e independente, que voa alto, Jewel.
  
Procurando Nemo
Nemo é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory.

Happy Feet
 Entre os pingüins-imperador você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano (Elijah Wood), considerado o pior cantor do mundo e também um grande sapateador. Norma Jean (Nicole Kidman), sua mãe, gosta do sapateado de Mano, mas Memphis (Hugh Jackman), seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disto, seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração", ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor.

Tá dando onde
Cadu Maverick (Shia LaBeouf) é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho.  Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego (Jeff Bridges), com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário